Como sites escolhem os produtos certos para recomendar?
Fomos a fundo e explicamos todas as formas utilizadas pelos sites de compras para indicar ofertas compatíveis com o seu perfil. Você pode nem imaginar, mas está sendo observado!
- Por Lucas Oliveira
- 19 de Fevereiro de 2011

As recomendações de compra são tão importantes que, em 2006, a Netflix criou um concurso oferecendo o prêmio de US$ 1 milhão para quem acrescentasse 10% de precisão em sua ferramenta de sugestões. Apenas em 2009 um programador conseguiu realizar a façanha.
Se alguma vez você já se perguntou como aquele belo par de sapatos foi parar em sua página do eBay, chegou ao lugar certo. A equipe do Baixaki pesquisou a fundo as formas de publicidade utilizadas em plataformas online e trouxemos um artigo exclusivo, mostrando como este tipo de escolha é feita.
Eles estão nos observando!

Esta é mais uma das formas de evolução da publicidade na era da web 2.0: vantagem para o anunciante, que pode focar em seu público-alvo, e vantagem também para o consumidor que encontra com agilidade aquilo que procura.
Mas, afinal, como isso é feito?
A base de tudo são algoritmos que levam em conta informações a respeito de suas últimas ações online, sugerindo produtos e serviços que sejam comuns aos seus assuntos de interesse. No caso de sites de compras, por exemplo, seu histórico de aquisições serve para determinar produtos semelhantes que ainda não foram considerados, mas que podem se adequar às suas necessidades.
- Pesquisa: a filtragem por pesquisa funciona encontrando itens relacionados entre si. Assim, é possível sugerir outros títulos do mesmo artista, por exemplo;
- Conteúdo: esta busca gera recomendações a partir do perfil do usuário, como ocorre com as informações fornecidas em cadastros de newsletters;
- Filtragem colaborativa: desta forma, o sistema envia sugestões conforme o interesse de usuários com perfis similares;
- Item a item: este modelo foi desenvolvido pela Amazon, para solucionar os problemas recorrentes em outros padrões. As recomendações do “Item-a-item” são baseadas no cruzamento de informações de produtos e usuários.
Os campeões dos palpites
Amazon + Facebook
O sistema de recomendações da Amazon levou cerca de dez anos para ficar pronto e é considerado um dos mais perfeitos já desenvolvidos. Erros na plataforma são bastante raros de acontecer. O sistema se baseia nos interesses de cada usuário, somados às escolhas de pessoas com perfis similares para encontrar produtos que se enquadrem no resultado destas variáveis.
Google e Gmail

Longe da perfeição
Mesmo com as diversas técnicas aplicadas para a análise e interpretação de dados, grande parte das ferramentas de recomendação ainda não são satisfatórias. Os erros são bastante comuns e, muitas vezes, atingem até mesmo sistemas considerados perfeitos, como é o caso da Amazon.
O futuro das recomendações de compras pode ser brilhante, entretanto, isto vai depender das diferentes formas de aplicação da tecnologia no dia a dia. Este é um sistema que tem muito a evoluir e, com certeza, não deixará de contribuir para suas escolhas de consumo tão cedo.
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